sábado, 23 de fevereiro de 2008

Biografia Houdini

Mágico Harry Houdini ::
Nome: Ehrich Weiss
Data de Nasc.: 24/03/1874

Não existem dúvidas que Houdini é o mais famoso mágico da história. Sua habilidade em escapar de situações de extremo risco e de fazer o impossível o tornou uma lenda em sua época. Ainda hoje seus feitos são admirados e imitados por mágicos do mundo inteiro!
Houdini nasceu no dia 24 de Março de 1874 em Budapeste, na Hungria. Seu verdadeiro nome era Ehrich Weiss. Houdini dizia ter nascido na cidade de Appleton do estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, mas na verdade sua família se mudou para lá quando ele tinha quatro anos de idade. Seu pai se chamava Samuel, e era um rabino. Sua mãe se chamava Cecilia, e seus irmãos se chamavam Theodore, Leopold, Nathan, William e Carrie. Como a família era pobre, todos os filhos
começaram a trabalhar cedo para ajudar na renda, e a partir dos oito anos Ehrich começou a vender jornais e engraxar sapatos.
Ehrich se mudou para Nova York com sua família aos 13 anos, com esperanças de melhorar de vida. Seu pai viria a falecer cinco anos mais tarde, em 1892. Em Nova York, Ehrich trabalhou como mensageiro e em uma fábrica de gravatas. A cidade iria mudar a sua vida e introduzi-lo no mundo da magia.
Ehrich começou a realizar truques de mágica quando era adolescente, com a alcunha de Eric o Grande. Dois livros que ele leria na época viriam a ter uma grande influência em seu futuro. O primeiro se chamava Revelações de um Médium Espirita , e o outro, de maior importância teria sido As memórias de Robert-Houdin, a autobiografia de um dos mais conhecidos ilusionistas da época. Influenciado pelo livro, Ehrick mudou seu nome para Harry Houdini, com a esperança de ser um dia como seu novo mentor. Em suas primeiras apresentações, Houdini realizava truques com cartas e outros truques simples, se autodenominava O Rei das Cartas, porém nesse início de carreira não fez sucesso algum. Logo após se juntou com Jack Hayman, um de seus companheiros da fábrica, e juntos formaram Os Irmãos Houdini. Porém não muito depois o irmão verdadeiro de Houdini, Theodore, tomou o lugar de Jack na dupla. Suas primeiras performances foram feitas em parques, museus, e na Feira Internacional de Chicago, no ano de 1893.
Em 1894, quando se apresentava em Coney Island, Houdini conheceu uma dançarina que viria a ser sua futura esposa, Whilhelmina Beatrice Hanner, ou simplesmente Bess. Casaram-se somente duas semanas depois de terem se conhecido, e ela tomou o lugar do irmão de Houdini na dupla, e o show mudou seu nome para The Houdini´s, nome esse que viajaria por todo os Estados Unidos e por todo o mundo nos trinta e três anos seguintes.
Em 1898 Houdini criou o desafio que o tornaria uma lenda. Agora com a alcunha de O Rei das Algemas, Houdini escaparia de qualquer algemas ou amarras feitas pela platéia. O número se tornou tão conhecido que em pouco tempo Houdini ampliou o desafio, e escaparia de qualquer aparelho ou lugar. Começou a oferecer recompensas a qualquer um que conseguisse prendê-lo com sucesso. Houdini conseguia escapar de algemas, cordas, camisas-de-força, cadeias, prisões, aparelhos de tortura e até de uma sacola gigante de papel, sem rasgar nem danificar nada. Na maioria das vezes Houdini deixava que se examinasse o local ou objeto após um truque, e nunca havia indícios de como havia sido realizada tal façanha. Algum desses truques Houdini executava na frente de um grande número de pessoas, incluindo muitas vezes repórteres.
Martin Beck, um grande empresário de Vaudeville, impressionado com Houdini e suas miraculosas escapadas, contratou-o e anunciando-o como artista escapista ( escape artist), uma nova forma de entretenimento. Houdini então começou a se apresentar em grandes teatros pelo país, se tornando rapidamente conhecido e admirado por todo o país. Porém, Houdini ambicionava mais do que somente seu país, e aconselhado por um amigo, o Rei das Moedas T. Newson Dows, vai no ano de 1900, com 26 anos de idade, para a Europa. O Rei das Algemas virou rapidamente sensação em Londres e sua fama se espalhou por toda a Europa. Depois de Londres visitou uma dezena de outros países europeus, deixando perplexos os habitantes de onde quer que fosse e aumentando sua fama pelo mundo.
Cinco anos depois, Houdini retornou aos Estados Unidos, determinado a se tornar um astro ainda maior. Começou a apresentar seus números tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, dependendo de quem pagasse melhor. Em uma dessas idas e vindas ele comprou uma residência em na cidade de Nova York, na 113th Street, a qual se tornou seu lar pelo resto de sua vida. Com a fama, surgiu também a concorrência, e muitos outros artistas começaram a imitá-lo, aproveitando-se do grande sucesso de Houdini. Por causa desse fato, Houdini começou a inovar, criando truques e escapadas cada vez mais incríveis e perigosas. Foi ele o primeiro a executar truques clássicos como fugir da camisa-de-força ou fugir de uma caixa submersa lacrada. Em 1913, ele criou o lendário truque da máquina de tortura chinesa (Chinese Water Torture Cell). Houdini também foi um dos pioneiros na aviação.
Também em 1913 ocorreu o falecimento de sua mãe, fato que foi um grande choque para Houdini, que na época estava na Europa, e só soube do falecimento ao retornar aos Estados Unidos.
Em 1918, no Hipódromo de Nova York, Houdini fez desaparecer o maior animal terrestre do mundo: o elefante. Outro truque seu que se tornou famoso foi escapar de correntes debaixo da água. Ao se libertar, geralmente se escondia embaixo das docas fazendo todos pensarem que daquela vez ele se afogaria. Houdini era dotado de grande força e agilidade, as quais o ajudavam na maioria de seus truques. Dedicava muitas horas de seu dia estudando, praticando e se condicionando fisicamente. Houdini costumava treinar ficar embaixo da água por até quatro minutos sem respirar. Muito criativo, seus truques estão hoje em dia expostos ao público no Houdini Museum, localizado na Pensylvania.
Nessa época Houdini entrou no mundo do cinema, que na época estava apenas começando. Até o final do ano de 1923 participou de cinco grandes filmes para a época, todos mudos, e algumas vezes foi o responsável por seus roteiros. Seus filmes incluem The Master Mystery, The Grim Game, Terror Island e The Man From Beyond. Foi dado a Houdini uma das primeiras estrelas da Calçada da Fama, em Hollywood, por sua contribuição para a indústria cinematográfica. Foi o único mágico na história a estrelar em cinco grandes filmes, e o mais homenageado em filmes após sua morte.
Ao contrário de muitos ilusionistas, Houdini nunca enganou seu público afirmando que possuía poderes mágicos. Sempre fez questão de deixar bem claro que tudo o que fazia eram truques, e nada mais. Por sempre ter sido contra fraudes, Houdini revelou e denunciou muito dos truques usados em jogos de azar e truques usados por falsos médiuns. Nunca acreditou no espiritismo, mas muitas vezes em sua vida fingiu acreditar para poder ter acesso às seitas, e assim poder desmascarar os truques envolvidos na cerimonia.
Em 22 de outubro de 1926 Houdini estava em Montreal se apresentando no Princess Theater. Enquanto estava em seu camarim se preparando, um jovem atleta perguntou a Houdini se era verdade que conseguia suportar muitos socos no estômago. Houdini afirmou que era verdade, e em seguida o jovem desferiu muitos socos em seu estômago. Acredita-se que esses socos foram responsáveis por sua morte alguns dias depois, causando-lhe um rompimento no apêndice. Houdini faleceu no hospital Grace, em Detroit, no dia 31 de outubro de 1926, por causa de uma inflamação no peritonio. Suas últimas palavras foram: "Estou cansado de lutar". Nenhum outro mágico famoso trabalhou tão duro quanto Houdini para promover o ilusionismo pelo mundo. Ele sempre insistiu que todas os seus números de escapes foram sempre realizados por meios naturais, e que ele não era dotado de nenhum poder sobrenatural. Hoje Houdini é um dos únicos mágicos a ganhar um papel de destaque na história.

Fonte:http://www.imperiodamagica.com.br/principal_outros_assuntos.asp?id=biografia_houdini

Nenhum comentário: